06 setembro 2016

[EXTRA] Anatomia do Livro - Você conhece as partes de um livro?


Você tem muitos livros, okay? Mas será que conhece a Anatomia dos seus queridinhos?

Hello, Cupcakes! É sabido que amamos os livros. Eles representam parte importante de nossas vidas e cada um de nós, ao pensar em casamento, deve flagrar-se imaginando como será casar-se com alguém que tem um gosto literário diferente do nosso, e como será unir estantes! Ou pior: como será, casar-se com alguém que acha que não suporta a leitura, só porque ainda não encontrou o seu gênero preferido. [#fail] Vale a pena ler Incentive a Leitura. Ambas são questões válidas. Porém, venho aqui discutir outra... Qual é a nomenclatura de cada parte de um livro impresso? Depois de uma pequena pesquisa sobre a anatomia do livro, trago para vocês algumas imagens e apontamentos!

CAPA e CONTRACAPA
Independente do material utilizado, a Capa (1) é a parte que também conhecemos com o "rosto", a "cara" do livro. Já a Contracapa (2) é o que se pode chamar "a capa de trás" do volume, onde você pode ler a sinopse, geralmente:




LOMBADAÉ a lateral do seu livro, onde vemos elementos como o título do livro e nome do autor, mais o símbolo da Editora e, eventualmente, uma numeração de série. A Lombada liga a capa à contracapa, e pode complementar as imagens da frente e de trás (ex. A Guerra dos Tronos e Percy Jackson) ou ter um pano de fundo uniforme, criando uma divisória (ex. A Casa das Sete Mulheres). É pela lombada que você vai encontrar mais facilmente seus livros pelo título na estante:



MIOLO
O miolo é o conteúdo do livro em si, isto é, as páginas que o compõem. O design das páginas vai depender de cada edição e das editoras: as páginas podem ser reunidas com uma diagramação mais simples, como muitos livros da Editora Arqueiro que já mencionamos aqui, e também pode haver capítulos decorados, ou folhas divisórias decorativas. Depende do criador do design interno. O papel amarelado é mais confortável à leitura e também mais em conta, porém, a ação do tempo sobre ele é muito mais cruel. Ainda não encontrei uma receita para impedir o surgimento de manchas nos livros:



CORTE
É a parte do livro onde a guilhotina da gráfica faz o corte das páginas. É sua margem externa, aquela que libera o perfume (o famoso "cheirinho" de livro) das páginas, quando folheamos um livro novo, por exemplo. Compreeende toda a linha visível das margens das páginas. É pelo corte que, geralmente podemos perceber quanto tempo um livro tem, se é novo ou velho, até porque as folhas novas exalam um aroma diferente das folhas envelhecidas - cuidado, pode causar problemas em quem for alérgico: 



FOLHAS DE GUARDA
São a primeira e a última folha do livro, geralmente em branco, ou com algum tipo de estampa em edições diferenciadas. As folhas de guarda não contêm informação alguma e possuem o único propósito de proteger o miolo (as demais páginas). Posso mencionar que uma das edições completas, com todas as partes mencionadas aqui, inclusive a Folha de Guarda, é Harry Potter and the Deathly Hallows, a versão britânica, da Bloomsbury.


Google Images

FOLHA DE ANTE-ROSTO
A segunda página dos livros que possuem a Folha de Guarda. Precede a Folha de Rosto e geralmente possui apenas o título da obra. No caso da foto abaixo, ela veio com a imagem de fundo da capa em preto e branco:



FOLHA DE ROSTO
É a terceira folha dos livros que têm a Folha de Guarda. Nela, constam as principais informações sobre a obra: título, autor, editora, ano, coleção, tradutor, etc: 



SOBRECAPA
Chamada também de JACKET, é uma capa adicional, solta, mais comumente de papel comum - que fica a seu critério remover ou não. As minhas ficam nos livros. Servem para proteger as capas dos livros de edições especiais. Por exemplo, meu "HP and the Deathly Hallows", mencionado acima - foto abaixo. Quis mostrar uma variedade de livros, mas esta edição tem todas elas:



ABAS OU ORELHAS
Também unindo a capa à contracapa, fazem parte da lateral do livro. A ausência delas e a utilização de um material mais barato para impressão são o que constitui as chamadas VERSÕES ECONÔMICAS dos livros. Particularmente, prefiro pagar mais pela versão normal. Abaixo, a sensacional orelha de A Guerra dos Tronos, que me impressionou desde que coloquei as mãos na obra:



Um feriado abençoado a todos!!

\\o Boas Leituras o/

FONTE RECOMENDADA:

Comentários via Facebook

10 Comentários:

  1. Adorei este post, Anatomia do Livro e mais ainda, o termo perfume das páginas.

    Muito bom!

    Bjos!

    Cida
    http://www.moonlightbooks.net/

    ResponderExcluir
  2. A Anatomia de um livro é bem crucial para sua formação, e tudo que a integra deixa nós leitores fascinados!

    ResponderExcluir
  3. Devo confessar, que apesar de amar ler não conheço a anatomia do livro.
    Adorei conhecer a anatomia do livro.
    Gostei muito de fazer ter trazido esse conhecimento para nós.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Gostei do post
    bem esclarecedor até porque eu não sabia que o livro dispunha de tantas partes.
    =)

    Sempre leio a news do blog mas raramente comento.
    Vou aparecer mais vezes

    Abraços
    Ale

    ResponderExcluir
  5. também gostei muito da ideia do post.
    bem esclarecedor.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. informação bastante útil,mesmo sendo dono de sebo de vez em quando se esquece dos nomes corretos das partes do livro, grato Alcides/Ventania

    ResponderExcluir
  7. Muito bom seu blog, no geral. Particularmente, gostei desta postagem. Nunca pensamos muito sobre a anatomia do livro.

    ResponderExcluir
  8. Procurei em alguns sites, mas foi neste blog que encontrei os termos formais das partes dos livros. Gostei muito da objetividade da exposição. Parabéns pelos seus livros de muito bom gosto e obrigado pelos postagem!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelo post! Me ajudou muito! Super didático!!! :)

    ResponderExcluir
  10. Quem fez este post simplesmente teve a preocupação em fazer o quê há de melhor sobre o assunto em questão.
    Até então não tinha achado nada igual. Esclarecedor. Ficou tão DEFINITIVO que não tem nem como melhorar.
    Trabalho com livros e precisava muito de ler uma informação como esta. MUITO OBRIGADO.
    José Antonio / Jad Livros

    ResponderExcluir

Obrigada pela presença e participação! ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados. Aqueles considerados inapropriados à nossa política serão automaticamente excluídos. Comentários anônimos não serão aceitos.