09 julho 2015

[RESENHA] O Herói Perdido (Rick Riordan)

Após salvar o Olimpo do titã Cronos, na Guerra dos Titãs, Percy Jackson e companhia deram duro para reconstruir seu lar, o Acampamento Meio-Sangue. Porém, novos e maiores problemas estão surgindo para desestabilizar aquela paz momentânea. Uma nova geração de heróis emerge, para encarar a mais recente Profecia, e também uma Inimiga mais poderosa que o próprio Tempo. Jason, Leo e Piper precisarão, no entanto, daquela mãozinha especial de heróis mais experientes e também famosos - semideuses que tanto amamos.
RIORDAN, Rick. O HERÓI PERDIDO. Série Os heróis do Olimpo. vol. 1. Tradução de Rodrigo Peixoto. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011, 439 p.
COMPRE 
Skoob Fanpage (Livro)
Skoob Fanpage (Autor)
ORELHA DE LIVRO



Sete meios-sangues responderão ao chamado. Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado. Um juramento a manter com um alento final, e inimigos com armas às Portas da Morte afinal. (A Grande Profecia de Rachel)

"O Herói Perdido" é o primeiro livro da série "OS HERÓIS DO OLIMPO", de Rick Riordan, e que ocorre logo após a Guerra dos Titãs, narrada no livro "O Último Olimpiano", o 5º da série Percy Jackson. Este primeiro volume é tão empolgante quanto a série anterior. Porém, engana-se quem pensa que Percy Jackson é protagonista aqui; neste primeiro livro, ficamos sabendo que o filho de Poseidon desapareceu. E, como diz meu amigo Ton, é incrível como a história pode ser maravilhosa, sem Percy aparecer por um único segundo!

A maioria dos problemas parece pior do que realmente é, mi amor... Para tudo há solução. (p. 203)
Outros Heróis despontam no horizonte. O foco da história, portanto, não são os nossos queridos semideuses Percy, Annabeth e companhia, mas novos heróis, com passados misteriosos, poderes impressionantes e um sangue que renova a história por completo. O livro é narrado em 3ª pessoa, alternando o foco narrativo entre Jason, Leo e Piper - cujos pais não revelarei, para que melhor saboreiem a história. 
... a beleza é encontrar o que melhor nos serve, o que é mais natural em nós. Para ser perfeita, você precisa sentir-se perfeita consigo mesma... Evite tentar ser algo que não é. (p. 342)
Como em todo bom Riordan, a história já começa com ação a toda: Jason perdeu a memória. De repente acorda em um ônibus, de mãos dadas com uma linda menina de olhos multicoloridos - Piper McLean (quem é aquela gata, sua namorada?!) e diante de Leo Valdez, que se diz seu melhor amigo, mas para o desmemoriado Jason é apenas um estranho que parece um elfo latino do Papai Noel, ainda por cima hiperativo. Em plena Skywalk (Grand Canyon), os três jovens são atacados por venti (espíritos da tempestade) e, uma vez no Acampamento Meio-Sangue, vêm a descobrir que são semideuses, filhos de poderosos deuses do Olimpo. Eventualmente, os heróis descobrem que Hera, a rainha dos Céus é a possível responsável pelo roubo das memórias de Jason e também que ela foi sequestrada - com parte de um plano gigantesco, para trazer de volta criaturas que deixariam os Titãs no chinelo velho, implorando por misericórdia.
Dar respostas a vocês as tornaria inválidas. O destino funciona assim. Devemos criar o nosso caminho para que ele signifique algo (p. 412)
Apesar de uma pequena incoerência, perto do fim do livro - que se deve mais à tradução do que à narrativa, creio eu - e também de alguns equívocos na revisão, o livro é brilhante. Rick nos apresenta novos e enigmáticos personagens, que se descobrem semideuses sobreviventes e que aprendem mais sobre si mesmos, suas habilidades e seu destino, ao passo em que descobrem mais sobre o seu passado - percebendo que estiveram envolvidos em toda essa trama desde o nascimento.

Aqui estreiam personagens cativantes, como o louquinho Leo Valdez, que faz você rir a torto e a direito - sempre desejando a garota que não pode ter, ou aquela que o rejeita... porque esse é exatamente o tipo dele! - e o casal-não-casal Jason e Piper, que protagonizam cenas incrivelmente doces e me fazem torcer muito por esse romance.

O recado está dado.
Está apenas começando, e vai ferver!!

Os que forem fortes sobreviverão. (p. 411)

A série ainda conta com os livros:

2- O Filho de Netuno
3- A Marca de Atena
4- A Casa de Hades
5- O Sangue do Olimpo

Comentários via Facebook

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela presença e participação! ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados. Aqueles considerados inapropriados à nossa política serão automaticamente excluídos. Comentários anônimos não serão aceitos.