02 agosto 2015

[DOMINGAS] Sobre ser Professora

Eu nunca quis ser Professora.

De fato, eu enchia a boca para dizer, com todas as letras: "Jamais vou ser professora!", pelas mais diversas razões: o estresse, ameaças de depressão e o estado em que eu via meus familiares docentes, como meu pai e irmã; pelas cargas horárias excessivas e baixa remuneração; pelos casos mais absurdos que já ouvi falar, de trapaças e violência nas escolas; mas principalmente porque, na minha inocente mente, abaixo de Deus, estavam sempre os meus pais e, em seguida, meus mestres.

A mesma carga elétrica de medo que experimentei na 4ª série - quando nos avisaram que deixaríamos de usar grafite e passaríamos a utilizar caneta de tinta nas cópias - me acompanhou durante os anos em que decidiria se viria a ser Educadora: E agora, o que vou fazer se errar? Eu tinha uma relação profundamente doentia com a noção de "Erro".

Uma vez que via os meus professores como seres perfeitos, indefectíveis, puros e inocentes, a minha ideia de Professor era exatamente esta. O que eu faria se errasse diante de todos, ou esquecesse algo importante?

O que transformou a minha forma de ver os Professores foi tornar-me um deles. A partir do primeiro dia em sala de aula, que foi o maior desafio da minha vida, tudo mudou. Eu percebi que não precisaria ter medo de errar porque o meu aprendizado jamais poderia ser pronto: ele está sendo construído todos os dias. 

Professor de língua, seja a brasileira, sejam as estrangeiras, não é Dicionário ou Google Tradutor: é alguém que tem um maior conhecimento de vocabulário e também de Gramática, Fonética e de uso da língua. Professor é um facilitador: é aquela pessoa que já passou uma ou duas vezes pelo caminho que você está traçando agora, e que pode ajudar você a encontrar caminhos menos tortuosos. O professor é, sobretudo um ser humano, tão falho quanto sua mãe e seu pai, e também como você.

Respeitem seus professores: eles são a ponte mais firme entre vocês e seu futuro. 

Comentários via Facebook

1 Comentários:

Obrigada pela presença e participação! ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados. Aqueles considerados inapropriados à nossa política serão automaticamente excluídos. Comentários anônimos não serão aceitos.