31 dezembro 2015

[ATENÇÃO] Sobre o crime de Plágio!


Fica a dica para os Plagiadores de plantão. Liguem-se. Logo, logo, suas ações criminosas vão se voltar contra vocês mesmos. Sobretudo, quando alguém é avisado várias vezes que o problema existe, mas persiste nele, comete-se crime doloso - premeditado, com intenção. 

Leia mais em: Artigo por Colunista Portal - Finanças E Áreas Afins - terça-feira, 20 de agosto de 2013. Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO 


Bom dia!
Começo o dia com esse anúncio porque tenho uma ressalva a fazer em meu blog. 

O blog Noticias da Hora (sic) de um colega, aspirante a jornalista do estado da Paraíba, cometeu um erro ao copiar parte do texto que foi publicado aqui no blog, com exclusividade, e reproduziu em seu blog, além de parte de um texto que usei no post de lançamento do livro "Mar Noturno", sem menção ao blog.

Conversei com seu autor, visto que o conheço pessoalmente, e solicitei que fosse dada a devida autoria à citação, expliquei que existe algo chamado direito de autoria - todos já vimos o que plágio pode oferecer no país. E não, não é algo que fique sem punição! Vejam o que encontramos no site Portal Educação:


§ 1º Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. 
§ 2º Na mesma pena do § 1o incorre quem, com o intuito de lucro direto ou indireto, distribui, vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire, oculta, tem em depósito, original ou cópia de obra intelectual ou fonograma reproduzido com violação do direito de autor, do direito de artista intérprete ou executante ou do direito do produtor de fonograma, ou, ainda, aluga original ou cópia de obra intelectual ou fonograma, sem a expressa autorização dos titulares dos direitos ou de quem os represente.
§ 3º Se a violação consistir no oferecimento ao público, mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, com intuito de lucro, direto ou indireto, sem autorização expressa, conforme o caso, do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor de fonograma, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Se uma pessoa compra TCC, isso é crime; se alguém, em sua monografia, esquece de colocar uma única referência ao devido autor, ela é acusada de plágio, sim, e será reprovada. Ainda há quem escreva trabalhos completos e defenda como se fossem seus... Não sendo. O caso desse meu colega é compreensível porque ainda é uma criança, tem muito a crescer e aprender. Porém para quem tem mais de 18 anos, fica o alerta: NÃO CAIA NESSA, saiam dessa, pessoas!

Todo ser humano foi dotado por Deus de dons, virtudes e bençãos.

Se Ele nos deu o dom da fala, quer dizer que, a partir de certo ponto, desenvolvemos nossa inteligência o suficiente e somos capazes de produzir nossas próprias frases, sem imitar o que pai, mãe e todos ao redor dizem. 

Se Deus nos deu o dom da escrita, quer dizer que chegamos a um ponto, um dia, em que não precisamos mais copiar textos-base de livros escolares: nossa Inteligência, já bem desenvolvida, possibilita-nos escrever textos nossos, sem a necessidade de copiarmos mais nada de ninguém. Por que não usar?

Fiquem atentos.
Plágio é CRIME!
Se citou o texto, CITE A FONTE!
Ou não. E aceite as consequências ;-)

BOAS LEITURAS!

Comentários via Facebook

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela presença e participação! ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados. Aqueles considerados inapropriados à nossa política serão automaticamente excluídos. Comentários anônimos não serão aceitos.