01 janeiro 2016

[TOP 2015] Os 10 melhores livros do ano! MÊS A MÊS!

Boa tarde! Apenas hoje pude vir aqui para compartilhar com vocês quais foram os 10 melhores livros do ano para moi, e complemento que este ano vou contar com a ajuda do Skoob no mês a mês. Todos esses livros se destacaram entre os que li. Mas certamente, meu favorito foi Dezesseis Luas <3


MELHOR DE JANEIRO


1 O HERÓI PERDIDO
O livro de Rick Riordan se tornou uma meta bacana para o início do ano. Foi o primeiro livro lido e a leitura foi deliciosa. Lido em Janeiro, me permitiu reencontrar personagens já amados do Universo de Percy Jackson e ainda conhecer novos personagens e me apaixonar por eles <3 Não acredito que levei dois anos para começar a ler a série, porque mal posso esperar para ver como tudo vai terminar! Ele levou nota 4.

- Fevereiro não teve livros de destaque, então economizei neste mês, para escolher dois realmente merecedores, do mês de Março.

MELHORES DE MARÇO


2 DEZESSEIS LUAS
A companhia de Ethan e Lena é indescritivelmente prazerosa. Sobretudo a dele. Ainda tento compreender se o real protagonista era a mega bruxa poderosa que conquistou meu coração, em 2015, ou o humano apaixonado por ela, e que começou a ter sonhos estranhos envolvendo essa morena de longos cabelos cacheados, que mudou sua vida. Eu amo esse casal, pela força que eles têm juntos. Recebeu 5 estrelas minhas. 




3 A PROMESSA DO TIGRE
Esta foi uma das melhores leituras do ano. Mágica, doce,reveladora e apaixonante. Foi bom conhecer outra faceta da história, e a primeira mulher que tanta confusão causou nos corações dos meus amados príncipes tigres. A história, na verdade, não é uma sequência da história dos tigres, mas uma Prequel, e deve ser adicionada antes à sua estante, por mais que tenha sido lançada anos depois do primeiro livro. ;-)

A mesma situação de Fevereiro vale para Abril! Poucas leituras mencionáveis.

MELHOR DE MAIO


4 DOM CASMURRO
Bentinho e sua paranoia infinita estão entre os personagens mais queridinhos da história da literatura. Sempre acreditei em Capitu, sei que ela NÃO traiu Bentinho, e que a história deles poderia ter sido linda, e terminado em uma velhice romântica e maravilhosa, se Bento não fosse tão complexado, neurótico, psicótico e anormal. Infelizmente, Maio foi o mês do meu acidente - inclusive, dia 4 foi o Dia D, acabei de concluir o livro na clínica e estava voltando para casa quando aquela porta de carro atingiu nossa moto. Então, por ter machucado o rosto, estava sem poder usar os meus óculos e... lá se vão as leituras. O coração também precisava de um tempinho pra se recuperar. Eu travei e não conseguia ler. Então foi lido apenas Dom Casmurro em Maio. Quantas vezes eu o reler, vai receber 5 Estrelas minhas. Este é um dos livros mais incríveis já escritos.

- Junho também não teve leituras de destaque, foram poucas e ruins.

MELHORES DE JULHO


5 TIL
Agora Julho, sim, foi recheado de livros de primeira qualidade. A UFPB declarou greve e eu aproveitei para ler como nunca antes! José de Alencar é lembrado e famoso por muitas de suas obras, mas uma nunca recebeu o devido valor: obra maravilhosa, deliciosa, linda, delicada, brutal, escancarada, esclarecedora... Quantos adjetivos mais posso escrever sobre a história de Jão Fera e companhia? Eles preencheram todos os espaços. Reli o livro com calma, após a prova feita, e não me arrependi, pois a história é maravilhosa, contagiante. Recomendo!



6 FÊNIX: A ILHA
Decididamente, eleito um dos melhores do ano assim que comecei a lê-lo, "Fênix" foi uma maravilhosa surpresa que os livros da Novo Conceito me proporcionaram. A leitura não é tão rápida, levei mais ou menos um mês. A fonte também deixou a desejar, porém o livro já é enorme, então com uma fonte maior seria ainda mais gigante. O fato é que cada mistério me deixava mais ávida pelo próximo, a ação foi matadora, os personagens são fantásticos, inclusive Carl - que eu amei de coração. Uma novidade, pois geralmente me apaixono pelos melhores amigos dos protagonistas. Carl é um grande homem de 16 anos. Sem mais. Mereceu minhas 5 estrelas.


7 SÉRIE: A SELEÇÃO, A ELITE, A ESCOLHA, A HERDEIRA
Okay! Todas as minhas amigas, tanto adolescentes quanto adultas, me falavam desse livro. Tanto, que fiquei curiosa e... não é que gamei? Assim que terminei o primeiro, A Seleção, precisava do segundo, que ainda não havia chegado. Assim que eu começara a ler, já fiz os pedido dos dois seguintes, mas me segurei quanto À herdeira... o que acabei comprando logo depois, rs. É uma série emocionante, o quinto e último livro está para ser lançado em maio deste ano e espero que essa história termine do jeito que imagino! 


MELHOR DE AGOSTO

8 PARA ONDE ELA FOI
Este livro veio esclarecer todas as dúvidas que ficaram pendentes no primeiro da duologia, "Se eu ficar". Gayle Forman tem tanto peso pra mim quanto Emily Giffin e Nicholas Sparks, e posso dizer que ela é a romancista do ano de 2015. O livro não ganhou de mim 5 estrelas, foram quatro, mas apenas porque penso que o ritmo poderia ter sido mais rápido. Gostei, no entanto, de ver o mundo pelos olhos de Adam, e o romance entre ele e Mia sempre me cativou muito. Não é perfeito, mas me tocou.



- Setembro também passou sem leituras relevantes



MELHORES DE NOVEMBRO

9 MAR NOTURNO
O mês de Novembro foi concluído com duas excelentes obras. A primeira delas, adquirida e iniciada ainda no mês de Outubro, é de um autor local, Neyvile Lucas, cujo processo de lançamento eu pude acompanhar de perto e passo a passo. Nossa cidade, que é popular por seus poetas e emboladores de coco, tem agora um representante na ficção, na narrativa, e isso é um grande feito! Sobretudo porque Lucas ainda está no Ensino Médio.



10 O CORTIÇO
Clássico do Realismo-Naturalismo, li esta pérola de Aluísio Azevedo por ocasião de uma prova da disciplina de Literatura Brasileira III, e foi mágico. Belo, cru, verdadeiro, O Cortiço é um romance econômico, que fala de escravidão e do Capitalismo no Brasil; da exploração do homem branco poderoso sobre o negro escravo; um romance de calor e revolta, fantástico.





Estes foram os 10 melhores livros do ano de 2015 para mim. E vocês? Quais os seus?
Espero que se sintam inspirados a também escrever sobre eles!
Boa Leituras!

Comentários via Facebook

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela presença e participação! ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados. Aqueles considerados inapropriados à nossa política serão automaticamente excluídos. Comentários anônimos não serão aceitos.