17 julho 2016

[DOMINGAS] Meu Anoitecer


Eu amo o fato de me sentar na varanda, em um domingo à tarde, ou cedinho da manhã, com nada além do que um bom livro para receber o ar gélido do anoitecer. Há algo mágico na espera pela lua, no dom de poder observar, enquanto escrevo, o céu passar de azul a anil, rosado e novamente diferentes tons de azul, até que as estrelas comecem a surgir.

É o momento em que o dia conversa comigo em silêncio; quando me diz "esse momento é seu, tome-o, aprecie sua singularidade, sua efemeridade e beleza de saber que ele pode repetir-se amanhã, mas você estará ocupada demais com os afazeres do dia para notar."

Gosto de apreciar a presença de um bom livro, ouvindo os sons da casa, enquanto observo o desenrolar do céu em noite: os murmúrios inconscientes do meu pai, vendo futebol na TV, intercalados com seus gritos e os xingamentos que o juiz nunca vai ouvir; a minha vizinha varrendo sua calçada em ritmo constante e seguro, enquanto conversa ao telefone, com uma segunda pessoa, sobre o problema de uma terceira pessoa; os coletivos que trazem trabalhadores de domingo para casa, cansados, mas que fizeram o mundo girar, com o descanso que perderam; o chacoalhar das folhas de bananeira contra o nosso muro, no quintal; aquela gatinha do bairro, novamente prenha, miando por seus primeiros filhotes; até mesmo o escapamento barulhento de uma moto conduzida por uma criança - com uma idade notável, ela já conduz um veículo sem capacete e falando ao celular, quando eu, na mesma idade, só queria chegar em casa, a pé mesmo, e ver minha programação favorita na TV. 

Cada um busca seus próprios objetivos, neste fim de tarde. E eu, na inocência das minhas percepções, apenas observo-os. Contemplo sua existência e os variados graus de importância que têm no meu anoitecer.


Comentários via Facebook

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela presença e participação! ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados. Aqueles considerados inapropriados à nossa política serão automaticamente excluídos. Comentários anônimos não serão aceitos.