22 agosto 2016

[RESENHA] O Código Bro (Barney Stinson & Matt Kuhn)


O que é um Bro? Um Bro é um companheiro em quem você poda confiar eternamente e que estará sempre pronto para ajudá-lo — a menos que tenha coisa melhor para fazer. Agora imagine um livro que ensine os Bros a viver em harmonia, ter casos de uma noite só, levar sempre a quantidade certa de bebida para uma festa ou fingir um profundo conhecimento de esportes e mecânica, entre outras habilidades incríveis. Barney Stinson, um homem lindo e disponível, reconhecido por ter revolucionado a blogosfera com seu www.barneysblog.com, compilou esse código para que Bros do mundo inteiro possam esquecer suas diferenças e estreitar os laços de irmandade. Então, e somente então, conseguirão trabalhar juntos para vencer o maior desafio enfrentado pelo homem: to get laid. (SKOOB)
KUHN, Matt; STINSON, Barney. O Código Bro. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

Este livro constituiu uma leitura rápida e muito divertida!
Em O Código Bro, Matt Kuhn assumiu a voz de Barney Stinson, um personagem da série de TV da CBS, "How I Met Your Mother" (2005-2014). Barney é um grande "pegador", um "player". É um personagem muito carismático, sim, porém seus relacionamentos só duram uma noite. Ele é a personificação dos homens que fogem de compromisso. Logicamente, não é um modelo a ser seguido!
Um Bro nunca usa rosa. Nem se estiver na Europa. (Artigo 47)
Barney é único. Rimos bastante com ele, seja através da série, seja através dos livro, mas ele não tem hábitos saudáveis de vida. Há todo um pano de fundo psicológico, emocional, razões que só conhecemos assistindo à série, que está no meu Top 10. Mas ver a primeira temporada é o suficiente para você ler este livro e se divertir a valer com Barney! Dada a criatividade e a imaginação frutífera do personagem, como sabemos após ver a série, compreendemos a criação do Código Bro, um  conjunto de regras elaboradas pelo mirabolante Stinson para que os "Bros", os "wingmen", possam conseguir meninas para si e para os amigos.
Se um Bro pede a outro para guardar um segredo, ele deve levar esse segredo para o túmulo. É isso o que faz deles Bros, e não garotas. (Artigo 101)
São 150 artigos que se propõem a ser divertidos e imaginativos, com muitos infográficos, tabelas, listas de toda sorte, para corroborar essa teoria distorcida que o Barney criou. É uma leitura rápida e fluída, pois os artigos são curtinhos. É possível ler em uma tarde livre. Sim, o livro é cheio de estereótipos, de imagens que colocam homens em uma posição e mulheres na outra, quer propagar algumas mensagens separatistas e preconceituosas. Por isso, é preciso ler sem a ideia de captar dicas, apenas para leitura de fruição, diversão.

Meninas, não levem tão a sério tudo o que lerão neste livro.
Meninos, NÃO LEVEM A SÉRIO TUDO QUE VÃO LER NESTE LIVRO, HEIN! Não vai funcionar mesmo, no século XXI.

Este não é o único livro inspirado na série. O PLAYBOOK foi publicado em 2015, pela Intrínseca.

NOTA: 4/5

Comentários via Facebook

1 Comentários:

  1. Segredo é segredo e ser amigo é tão único ,teem seus códigos mas acima de tudo honestidade e muito amor.

    ResponderExcluir

Obrigada pela presença e participação! ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados. Aqueles considerados inapropriados à nossa política serão automaticamente excluídos. Comentários anônimos não serão aceitos.