08 setembro 2016

[DICA DA SEMANA] Como cuidar dos seus livros


 

Hello, Cupcakes! Todos sabemos que manter uma coleção de livros, criar a sua biblioteca, é o sonho de todo leitor apaixonado. Porém, tão grande quanto o desejo de possuir muitos livros, deve ser a disposição e motivação para cuidar deles, afinal, apesar de serem objetos aparentemente inanimados, eles contêm vidas preciosas para nós, não é verdade?
Eu mesma não posso começar a descrever o tamanho do meu ciúme pelos meus babies. É imensurável! Ao longo dos anos, minha estante foi crescendo e, em breve, ela se tornará biblioteca. Mas... Quantos livros configuram uma biblioteca? 50? 100? 200? Então já tenho a minha, uhuw \o/
Enfim, como mencionei acima, o ZELO por seus livros deve ser proporcional à sua vontade de colecioná-los! Gostaria de compartilhar algumas dicas pessoais de como cuidar de seus livros, pois é assim que cuido dos meus...

1) Só colecione se tiver tempo de cuidar deles!
Fundamental! Não colecione livros se você não tem tempo disponível, ou o espaço necessário, ou a disposição requisitada para cuidar deles. Pense: Quando você tiver filhos, vai simplesmente deixá-los ao léu, no mundo? Não, então se quer cuidar de qualquer coisa, inclusive livros, precisa de cuidados especiais.
2- Limpe a estante periodicamente
Você deve limpar sempre o espaço onde estão os seus livros: seja uma vez por semana, por quinzena ou, se não houver outro jeito, por mês). Esse lugar deve estar impecável, porque ele está abrigando objetos de valor. Um pano úmido com algumas gotas de perfume forte (nunca doce) ou álcool já servem, pois o cheiro forte de perfume ajuda a afastar as traças, que é uma beleza!

P. S.: Não guardem os livros de volta enquanto não estiverem completamente secos, eles e a prateleira. 
3) Livros devem ser guardados na vertical, com a lombada para a frente
Sempre guarde seus livros na posição VERTICAL, pois assim, eles ficam em uma situação mais prática e adequada para as folhas e a capa. Como são feitos de papel, eles também precisam "respirar" e essa é a melhor posição.

P. S.: Evitem deixá-los em sacos plásticos e também cobrir com adesivo.
P. P.S.: Não deixem seus livros empilhados, pois isso favorece que as páginas colem. (Falo por experiência!)

4) Folheie os livros durante a limpeza
Folhear seus livros ajuda a garantir que as páginas não estão colando e que não há traças e teias escondidas entre as páginas.

P. S.: Passe o pano seco, no máximo, com uma borrifada de perfume, pelo corte lateral (NÃO CONHECE A ANATOMIA DO LIVRO? LEIA NOSSO ARTIGO AQUI!): isso ajuda a verificar se há páginas coladas e ajuda a retirar poeira e teias de aranha eventuais.


5) Borrifar um pouco de perfume
Algumas borrifadas de perfume, ao fim da limpeza não é exagero pra deixar a estante cheirosa! Não mesmo! É SUPER útil para manter as traças e outros bichos longe, como baratinhas de livro, que gostam do cheiro de papel, mas não suportam cheiro forte. Eca!! Ao final, borrifem um pouco de perfume em cada prateleira, sempre direcionando para cima, e não diretamente nos livros, ok?
Experiência comprovada.

6) Deixe os livros em local arejado
Seus babies devem ficar no local mais AREJADO da casa. Nada de portas, mesmo de vidro: prateleiras sempre abertas e com ampla chance de bater vento sempre e sol de vez em quando. Evitem locais úmidos! Quanto mais luz e calor, melhor para eles, pois umidade e sombra atrai mofo. E você não quer que eles mofem, não é?

7) Separe os livros mais antigos dos novos
Não, não é preconceito. Os livros clássicos são meus amadinhos. Porém, preciso mantê-los em uma prateleira DISTINTA daqueles mais novos. Os livros mais velhos já exalam um aroma diferente e precisam de mais cuidado, para não atrair bichinhos para eles, nem para os novos.
P.S.: BTW, quando comprarem livros antigos, antes de os lerem, coloquem-nos em um saco plástico (ou dois, para garantir), dentro do congelador, por uma noite. O odor que causa alergias, espirros e incômodo vai embora temporariamente, por cerca de uma semana! Tempo suficiente para você ler. 
Eu reforço: Se não tiver tempo ou disposição, não colecione livros.
Eles precisam de cuidados constantes, de sua atenção e carinho. É trabalhoso demais ter uma estante, então dedique esse tempo especial. Dependendo do tamanho da sua coleção, essa tarefa pode levar metade de um dia, um dia inteiro, ou mais! Mas vale muito a pena.💕
Agora, é aproveitar e exibir seus babies limpinhos e cheirosos sempre ;-) 

\\o Boas Leituras o//

Comentários via Facebook

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela presença e participação! ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados. Aqueles considerados inapropriados à nossa política serão automaticamente excluídos. Comentários anônimos não serão aceitos.