29 outubro 2016

[Datas Especiais!] 29/10: Dia Nacional do Livro

"Um país se faz com homens e livros." (Monteiro Lobato)
Sábia frase! No dia 29 de outubro, como todo bom bookaholic sabe, celebramos no Brasil o Dia do Livro. E vocês sabem por que foi escolhida este dia?


Biblioteca Nacional (RJ) Fonte


A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de fundação da nossa Biblioteca Nacional, a pioneira, que ocorreu em 29/10/1810, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para as nossas terras, fixando sede no Rio de Janeiro. O primeiro livro impresso de que se tem notícia no mundo foi a Bíblia de Gutenberg [o inventor da prensa tipográfica, o que foi um divisor de águas entre a Idade Média e a Moderna]. E o primeiro livro publicado em terras tupiniquins, pelo que temos notícia, foi Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga.
Conheçam melhor a nossa própria história.
Especialmente, a história da nossa Literatura ;-)
 
LINKS RECOMENDADOS:
29 de Outubro: Dia Nacional do Livro

Comentários via Facebook

1 Comentários:

  1. Ah que legal saber o porque dessa data! Eu não sabia, só vi todos falando ontem e foi isso. Agora entendi melhor...Bem bacana né?
    Ah, o que seria de mim sem livros?! O QUE SERIA DE NÓS!? xD
    E eu tentando incentivar a irmã? Dou livros pra ela e a filha da mãe nunca lê tudo, mas lê um pouquinho a cada dia, já é algo... Não é minha filha MAS VAI LER OU MATO ELA! hohohoho =P
    brinks.
    Data linda essa, nem digo né.

    ResponderExcluir

Obrigada pela presença e participação! ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados. Aqueles considerados inapropriados à nossa política serão automaticamente excluídos. Comentários anônimos não serão aceitos.