12 outubro 2016

[RESENHA] Caçadores de Tesouros (James Patterson)

Partir em alto mar caçando tesouros, encarando piratas e outros perigos é apenas o começo da maior aventura dos herdeiros de Thomas Kidd. Os pais de Bick Kidd são caçadores de tesouros mundialmente famosos, que desapareceram misteriosamente. Agora, Bick e os seus irmãos Beck (sua gêmea),Tommy e Tempestade devem completar a última missão de seu pai e sua mãe. Mas a vida dos garotos corre perigo agora que eles estão sozinhos no meio do oceano. Junte-se a esta aventura, na mais perigosa e divertida caçada da sua vida! (Skoob)
PATTERSON, James. CAÇADORES DE TESOUROS. Selo #Irado. Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2014. 382 p.
Skoob (Livro)
Skoob Fanpage (Autor)

Não sou fã dos suspenses de James Patterson. Devo admitir a grande surpresa quando comecei a ler um de seus infantis... e apaixonei-me! "Caçadores de Tesouros" é o primeiro volume de uma série que narra as desventuras da família Kidd, caçadores de tesouros que navegam pelo mundo a bordo do navio O Perdido, coletando os mais diversos e preciosos artefatos. Thomas e a esposa têm 4 filhos: Tommy, Tempestade e os gêmeos Bick e Beck.

As crianças mal acabaram de perder a mãe, em Chipre, quando seu pai também desaparece, em meio a uma tempestade em alto mar. Ainda desnorteados pelas perdas abruptas e marcantes, eles recebem uma baita missão: completar as buscas que seu pai havia começado - e algumas delas envolviam viagens misteriosas e piratas muito, muito perigosos! Os quatro irmãos são muito unidos e, exceto Tommy, extremamente inteligentes a seu modo, porém algumas desavenças tomam lugar aqui e ali, dando verossimilhança à história.
... naquela noite, nós tentamos esquecer que Tempestade simplesmente havia arruinado nossa vida, e fizemos um esforço para amá-la novamente." (p. 128)
Os personagens são carismáticos e nos cativam de primeira. Como boa apaixonada por irmãos gêmeos - e ainda mais, um casal - caí de amores por Bick e Beck, e ri muito com as "Tagarelices dos Gêmeos", que eles mesmos adotaram como um clichê pessoal; Tommy, "o galã do mar", é um bobo apaixonado e crédulo, mas forte como um touro e útil na luta; a memória de Tempestade é o sonho de consumo de qualquer escritor que se preze. Que capacidade de memorizar detalhes! Você ainda verá alguns personagens marcantes, como o nojento Louie Louie e o Professor Lewis; o chato Nathan Collier; Daphne, a cleptomaníaca maluca; o misterioso tio Timothy e uns piratas com um sotaque bem divertido.


É um livro infantil gostoso de se ler, com as ilustrações bárbara, pretensamente de Beck. Tem aquele toque urbano no rústico, de uma história guiada por heróis crianças, o que é muito incomum, embora tenhamos Harry Potter e Percy Jackson para provar que pode haver sucesso com infantes que protagonizam grandes histórias. O selo #Irado da Novo Conceito mostrou um excelente trabalho gráfico, de fazer babar. Este é um presente que você vai querer dar a seus sobrinhos de dez anos, por exemplo, que ainda não curtem ler. Eles vão adorar entrar nessa história cheia de buscas ao tesouro e piratas, com alta tecnologia encaixada.


A revisão pecou um pouco na repetição de alguns nomes; a tradução poderia ter maneirado em algumas adaptações - é inverossímil uma história em que tudo se passa em Nova York, Chipre e outros lugares, mas o time das crianças é o Palmeiras brasileiro... o Red Sox seria mais crível na piada. Mas existe amor e saudade na história, riso e lágrimas também, o amor de dois pais que estão procurando o melhor para seus filhos, mas que encontraram alguns inimigos no meio do caminho.
- Sabendo ou não, Bickford, o Thomas Kidd que eu conheço nunca abandonaria a esperança de encontrar o que ele consideraria o pacote mais importante da Terra, não é? (p. 214)
Se a série seguir a lista de tarefas designada aos filhos por Thomas Kidd, teremos aí uma boa série de livros a acompanhar. Espero completar a coleção na estante, porque é linda, de capa a miolo. Recomendo!

NOTA: 4/5

Comentários via Facebook

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela presença e participação! ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados. Aqueles considerados inapropriados à nossa política serão automaticamente excluídos. Comentários anônimos não serão aceitos.