19 janeiro 2020

[19/01] DICA: A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata

 

DICA DA SEMANA: A SOCIEDADE LITERÁRIA E A TORTA DE CASCA DE BATATA. Já leu?

A dica desta semana é de livro e de seu filme adaptado (este, já disponível na NETFLIX desde 2019).
Ouvi o título do livro de Shaffer e Barrows pela primeira vez quando do lançamento do filme, e imaginei que existiria o livro, pois o tema é bem óbvio. Não o busquei para ler logo, dei prioridade a outras obras e a encerrar o primeiro ano do Doutorado com alguma energia corporal e mental, rs. Mas este ano, o clube de leitura Rota Literária, do qual participo, escolheu esta obra entre as 6 do primeiro semestre e já estou iniciando a leitura - por sinal, maravilhosa, em cartas, inúmeras cartas. Mais romântico do que isso? Só o coração de Anne Shirley, de Green Gables.
A SOCIEDADE LITERÁRIA E A TORTA DE CASCA DE BATATA
♥Nessa obra conhecemos a história de Juliet Ashton, autora britânica que busca um tema para seu próximo livro, e termina encontrando-o na carta de Dawsey Adams, um estranho de Guernsey, que escreve para ela, querendo trocar umas ideias bibliográficas ☺️ Os dois iniciam uma forte troca de cartas, descobrimos os gostos literários delxs e qual foi o impacto da guerra nas vidas de cada um.
.
📝As missivas aguçam a curiosidade de Juliet sobre Guernsey e contam o envolvimento dos moradores no clube de leituras(que se chama "Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata") além de serem estopim do próximo livro da inglesa. O clube tem esse nome ÚNICO e foi criado antes de existir de verdade (bem de improviso), como um álibi para proteger xs membrxs dos alemães nazistas.
.
✉️Na hora do improviso, nenhumx dxs membrxs do clube imaginava que seus encontros pudessem aproximar os vizinhos, oferecer consolo e esperança e ainda ajudarem a manter-se sãos, tanto quanto possível. As reflexões e debates sobre as obras libertaram-nos dos pensamentos sobre as dificuldades que enfrentavam e também aproximaram pessoas de classes e interesses e profissões diferentes. (Adaptado do Skoob)
"A autora Mary Ann Shaffer não sobreviveu para assistir ao sucesso da sua estreia literária – ela morreu em fevereiro de 2008, aos 73 anos. A sociedade literária e a torta de casca de batata recupera um mundo que se perdeu entre os escombros da guerra, feito de camaradagem e solidariedade, delicadeza e simpatia."(Skoob)


Compre na Amazon (R$20,60 físico)

Comentários via Facebook

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela presença e participação! ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados. Aqueles considerados inapropriados à nossa política serão automaticamente excluídos. Comentários anônimos não serão aceitos.