11 março 2020

[11.03] DICA DA SEMANA: A Cor Púrpura (Alice Walker)

SINOPSE SKOOB: Vencedor do Prêmio Pulitzer em 1983 e inspiração para a obra-prima cinematográfica homônima dirigida por Steven Spielberg, o romance A cor púrpura retrata a dura vida de Celie, uma mulher negra no sul dos Estados Unidos da primeira metade do século XX. Pobre e praticamente analfabeta, Celie foi abusada, física e psicologicamente, desde a infância pelo padrasto e depois pelo marido. Um universo delicado, no entanto, é construído a partir das cartas que Celie escreve e das experiências de amizade e amor, sobretudo com a inesquecível Shug Avery. Apesar da dramaticidade de seu enredo, A cor púrpura se mostra muito atual e nos faz refletir sobre as relações de amor, ódio e poder, em uma sociedade ainda marcada pelas desigualdades de gêneros, etnias e classes sociais. Literatura Estrangeira

ISBN-13: 9788503010313
ISBN-10: 8503010313
Ano: 2016 / Páginas: 336
Idioma: Português
Editora: José Olympio
Comprei o livro por conta das reuniões do clube do livro Sociedade Literária JP, que solicitava, para o mês de Março, um livro premiado. Eu já desejava ler A Cor Púrpura há um bom tempo, e a hora chegou. Depois de ler o polêmico LOLITA, de Nabokov, e de ficar pensando em como os livros que tenho lido foram suaves e doces, era hora de mudar um pouco o tom. A vida não é filme nem contos de fadas, você já entendeu. É necessário ler e debater livros polêmicos; ver e discutir as temáticas de filmes ousados e de outras formas de arte louváveis e questionadoras. 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Sendo este um livro forte, verdadeiramente impactante para ler no mês de Março, eu comecei a chorar desde a primeira página. Alice Walker não ganhou um Pulitzer por qualquer coisa, mas por uma obra-prima, até onde consegui ver. O lirismo e a transparência contida em cada palavra não-editada, mas escrita com a pureza daquilo que é ignóbil, pouco letrado. 

Já temo e, a um só tempo, estou ansiosa pelo que vem nesse final!!

Comentários via Facebook

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela presença e participação! ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados. Aqueles considerados inapropriados à nossa política serão automaticamente excluídos. Comentários anônimos não serão aceitos.