18 março 2020

[18.03.20] Quarentena, Dia 1: Novo Coronavírus

  • 204.732 casos confirmados no mundo;
  • 8.270 mortes registradas;
  • 82.871 casos recuperados. (Fonte: World Meters
  • 1 morte confirmada no Brasil, mais uma suspeita

As recomendações são: permaneça em casa. Evite aglomerações. Se precisar ir ao mercado, vá apenas uma vez por semana. Idosos: não saiam de casa, para evitar o contato com pessoas contaminadas e com as mais perigosas: as assintomáticas. QUARENTENA NÃO É FÉRIAS!



Neste momento, todxs estamos nos perguntando se estamos às vésperas de um colapso mundial, ou se é apenas mais uma crise que saiu do controle e da qual sairemos, em breve, vitoriosxs e mais fortes que antes. Estou em quarentena em casa de hoje até o dia 19/04, segundo o calendário e as recomendações do Estado da Paraíba (Brasil). Até o momento, não apresento sintomas, apesar de ter estado em contato com diversas pessoas que voltaram do exterior e também com profissionais da Saúde. O vírus leva cerca de 14 dias em incubação até se manifestar. Mas hoje, pelo menos, exceto por uma leve enxaqueca e muita sonolência, não sinto nada fora do normal.

Em toda a minha vida, jamais imaginei que, em pleno século XXI, enfrentaríamos uma Pandemia desta magnitude, mas aconteceu. Até mesmo aqui, no Brasil, estamos reclusxs, em vários estados, devido ao surto de contágio por Coronavírus, também conhecido como Covid-19. Parei e pensei em criar um Diário da Quarentena e em pesquisar tudo que puder para postar aqui, inclusive com as devidas fontes citadas, pois vivemos também em uma época em que as Fake news se tornaram tão perigosas quanto um vírus pandêmico.


No Estado da Paraíba, onde moro, especificamente na cidade de João Pessoa, o Governador João Azevedo Lins (Sem Partido) decretou suspensão das aulas de hoje (18 de março) até o dia 19 de abril de 2020, supostamente um adiantamento das férias de junho/julho, ou seja, não vou dar aulas e nem devo sair de casa, exceto em casos de extrema necessidade, até pelo menos dia 19/04. Enquanto isto, entre xs profissionais que mais admiro estão as heroínas e heróis da Saúde e da Ciência, que estão em contato direto com o vírus - alguns/algumas auxiliando no tratamento em postos e hospitais; outrxs, que já largaram tudo para desenvolver uma vacina para o Coronavírus.

NÃO SÃO FÉRIAS, É QUARENTENA COM RECLUSÃO PARA TODXS QUE PODEM RECOLHER-SE! Não é uma boa hora para estar em shoppings, praias, ônibus/trens/metrôs lotados, se você foi liberadx da escola/trabalho/obrigações.
É uma grande oportunidade de adiantar leituras, escrever, criar, cuidar da casa. E, sobretudo, uma excelente chance de se informar sobre o que fazer numa hora destas. Sabe como evitar espalhar o vírus? Seguem algumas recomendações básicas:

Fonte: Ministério da Saúde
É impossível, neste momento, deixarmos de observar o que as profundas desigualdades sociais causam no planeta - a Quarentena não é para todos, há muitos empregadores que não vão fechar portas e deixarão o proletariado exposto à doença.  De fato, o segundo caso de morte por Coronavírus no Brasil, que acabou de acontecer, é de uma senhora idosa, empregada doméstica, que nunca viajou para o exterior, mas foi exposta ao vírus pela patroa (cujo teste para Coronavírus deu positivo), que não se importou com a saúde de quem cuidou da sua casa por tantos anos. (Fonte: G1)

Há toque de recolher em vários estados e países. Frotas de ônibus estão sendo reduzidas e os poucos em atividades, higienizados duas vezes ao dia; as Universidades e escolas fecharam. Bancos de sangue estão com estoque abaixo do esperado; há pessoas saqueando estabelecimentos em busca de máscaras, álcool em gel e luvas; existem trocentas fake news circulando com supostas receitas para lidar com o vírus; ainda hoje, o Papa Francisco convocou toda a comunidade católica do mundo para uma oração do terço da esperança - algo também sem precedentes; às 15h30 no horário de Brasília, todos os canais católicos transmitirão o evento e realizaremos uma Oração Mundial em prol da resolução deste grande problema. Ainda não fui informada se protestantes e outros irmãos e irmãs farão o mesmo em suas respectivas igrejas e credos, mas espero que sim, que possamos nos unir, cada um com sua fé, pela Saúde do mundo.

Em vários estados, Governadores ordenam que nos tranquemos em casa para evitar expandir o contágio, o que é ótimo, pois vai ser possível identificar mais facilmente as pessoas que estão lixando-se para o contágio e estão viajando e contaminando outras pessoas por aí. Por exemplo, o empresário cujo nome ainda não foi revelado, que testou positivo para Covid-19 no Hospital Albert Einstein, em São Paulo e fugiu em um jatinho particular para Trancoso, Porto Seguro, sul da Bahia. Ele vai responder criminalmente por desobedecer recomendação médica de isolamento social em período de pandemia. (Fonte: G1 Bahia)

"Não há motivo para pânico", eles dizem. Mas os efeitos já são sentidos. Vamos entender a coisa do começo e todos os dias, eu vou tentar repassar dados novos para vocês.

O que é Coronavírus (COVID-19)?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1 (Fonte: Ministério da Saúde)
 NÚMEROS DO COVID-19 POR PAÍS HOJE
Fonte: WORLD METERS
Se tiverem dúvidas, deixem nos comentários e eu vou pesquisar em fontes seguras para publicar amanhã. Tudo bem?

NÚMEROS EM 18 DE MARÇO DE 2020:
  • 204.732 casos confirmados no mundo;
  • 8.270 mortes registradas;
  • 82.871 casos recuperados.
FONTES:

Comentários via Facebook

2 Comentários:

  1. Nossa, gostei muito da postagem. Continue fazendo o diário, esse tipo de informação é muito útil de acompanhar.

    Estamos em um momento em que além de se preocupar conosco, temos que nos preocupar com o outro. E lembrar principalmente de que quem tem o privilégio de estar em casa, é para agir de maneira correta perante a uma quarentena, e não umas férias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cami, obrigada por sua presença aqui!
      Infelizmente, os números já aumentaram, e vou relatar no diário de amanhã. Nunca imaginei que viveríamos algo assim. Mas... vamos lutar com as armas que temos e lidar da melhor forma que pudermos com isto.

      Paz e Bem!

      Excluir

Obrigada pela presença e participação! ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados. Aqueles considerados inapropriados à nossa política serão automaticamente excluídos. Comentários anônimos não serão aceitos.