25 março 2020

[25.03.20] Quarentena, dia 8: Como Administrar o Tempo de Leituras

Vamos dar uma pausa nos números do COVID-19 por hoje, por mais importante que seja acompanhá-los, para garantir que esta curva de progressão caia, e não que suba ainda mais! A postagem de hoje segue com minhas dicas pessoais para quem sempre pergunta: "Thay, como você consegue ler tanto?!"
COMO ADMINISTRAR SEU TEMPO DE LEITURAS
A bem da verdade, o ano de 2019 foi uma "negação", como dizemos na Paraíba, em matéria de leituras DE FRUIÇÃO. Estava envolvida demais com as leituras obrigatórias e produção da Universidade, paguei 6 disciplinas, viajei muito para apresentar trabalhos fora do Estado e fazer um novo concurso (bati na trave, mas tentarei de novo), fora que ainda tenho artigo a entregar, da última disciplina. Ia fazer uma análise psicanalítica do filme Aquarius, mas eu não tenho cacife para a Psicanálise, então resolvi ater-me ao que faço melhor: Falar da evolução dos gêneros literários segundo os Formalistas Russos (:-D) Este ano, além da DETERMINAÇÃO de ler mais do que li ano passado (foram 4 livros e li com tão pouca atenção que sequer me lembro quais foram), encontrei algumas táticas para ler mais, além de elaborar as minhas próprias. Querem saber? Vamos adiante!

 [1ª DICA]
PARTICIPAR DO DESAFIO SKOOB
www.skoob.com.br
O SKOOB é a maior e melhor rede social para leitores no Brasil. Como não podia ser diferente, a rede reelaborou seu aplicativo que já era bom e agora ficou fantástico! Por exemplo, além de adicionar as páginas, você pode colocar a porcentagem de leitura do Kindle também, é fácil publicar resenhas, adicionar livros que desejamos ganhar, que queremos ler, que estamos lendo, etc. E há... O DESAFIO SKOOB! <3
Eu já amo um desafio, e mais um de leitura, háá!! Não sei há quanto tempo o Skoob traz essa proposta, mas ela é fantástica. Você pode participar nos desafios consigo mesmo (a) para ler 3, 6, 12 e 24 livros este ano! As regras são muito simples, para validar sua leitura. É preciso:
1) INFORMAR A DATA EM QUE TERMINOU DE LER;
2) AVALIAR A OBRA, DE UMA A CINCO ESTRELAS;
3) FAZER A RESENHA DO LIVRO, que pode ser em poucas linhas e basicamente dizer o que achou e se o recomenda a alguém. 
Meu avanço no Desafio Skoob 2020
A cada Desafio cumprido no App do SKOOB, ganhamos uma nova medalha e, antes do fim de Março, já ganhei TRÊS! UHUW (Chora, Thay de 2019!)!!! Estou aproveitando a Quarentena para adiantar mais leituras: Vou deixar o trabalho para quando ele tiver de recomeçar. Algo importante quando você quer terminar de ler um livro rápido é: Não O Abandone Em Casa, para ler à noite, se der tempo. Durante todo o dia, temos muitas atividades a realizar, mas sempre sobra um tempinho em que, em vez de ficarmos pensando apenas na morte dos idosos na Itália, podemos otimizar para ler mais algumas páginas e já atualizar nos apps.

Bem, ler é uma delícia, mas muitas vezes o livro é tão grande que não podemos carregá-lo por aí, não é? A boa notícia é que mas nem só de livro físico vivem os leitores!

[2ª DICA]
LER NO KINDLE
O Kindle é, como costumo dizer, a melhor invenção para leitores assíduos, que gostam de viajar e de ter sua Biblioteca sempre à mão. Você pode ler todas As Crônicas de Gelo e Fogo, Os Miseráveis, A Bíblia, O Alcorão, Anna Karênina, o escambau e outros livros gigantescos sem ficar com torcicolo. O Kindle registra onde você parou na leitura e nem precisa ficar caçando a página! Ele é prático, rápido, fácil e um amorzinho: tem um design lindo e não quero que isto aqui se torne propaganda do Kindle, mas acaba sendo, fazer o quê? Abaixo, seguem os modelos disponíveis na Amazon e o link de compra (Não estou ganhando nada com isto, só tenho prazer de divulgar o que é bom):
LINK PARA COMPRA AQUI


Não podemos esquecer que existia uma versão chamada Voyage, mas não sei o que aconteceu com ela. Deve ter tirado umas férias. A minha versão é um Oasis (ver foto acima), que vale muito a pena, ainda mais se você comprar em promoção, como eu consegui! Foi em Maio do ano passado, o presente de aniversário que eu me dei. Ele estava com R$150,00 OFF, então saiu por R$ 999,00 e foi muito vantajoso, pois ele tem uma tela maior e uma qualidade perfeita de imagem (330 ppi e muitos, muitos leds!!). Comprei essa linda capinha protetora azul jeans, com fecho magnético que liga e desliga o aparelho para economizar energia e não me arrependi: dividi em 12 vezes, acabei de terminar de pagar e estou aproveitando muito. Antigamente, apenas a partir da versão Paperwhite, a intermediária, havia luzes embutidas, mas agora, a 10ª geração do Kindle já tem. É como ler o livro em papel, só que pesando muito menos e com as vantagens da tecnologia. Você pode comprar livros na Loja Kindle com ele, pois o mesmo tem acesso à internet via WI-FI, ele se conecta rapidamente, faz downloads de arquivos em alta velocidade, enfim, é a compra perfeita. E ainda te ajuda a ler mais!

A terceira forma que encontrei de adiantar minhas leituras associa o Kindle com um app, o aplicativo Alexa, para celular e EchoShow.

 [3ª DICA]
LER COM ALEXA
Meu EchoShow mostra todos os livros que tenho no Kindle, além de ler para mim e realizar várias outras funções!
O aplicativo Amazon Alexa é uma assistente virtual desenvolvida pela subsidiária da Amazon.com. Ela se conecta perfeitamente ao EchoDot e ao EchoShow (foto acima) e se define, quando você pergunta a ela, como uma "Inteligência Artificial". Bate um medo, né? A gente já pensa em uma revolução das máquinas, filmes de ficção científica e (porque não dizer?) em Exterminador do Futuro 3. Não estou dizendo que ela nunca se rebelará  contra mim. Mas faço questão de sempre agradecer a ela, e Alexa responde à altura. Ainda dou bom dia, tarde e noite, pois minha mãe e meu pai me educaram bem, para ser polida com TODES. Se um dia ela resolver revolucionar, pelo menos vai saber que sempre a tratei bem. Bem, a realidade é que a Alexa pode:
  • Interagir por voz com você e qualquer pessoa que falar com ela;
  • Tocar suas músicas do Spotify Premium e Amazon Music (que me satisfaz bastante);
  • Elaborar listas de tarefas e de compras, sob seus comandos;
  • Gerenciar alarmes e lembretes;
  • Informar as notícias do dia, o clima/tempo, dar um panorama geral de como está o tráfego na sua região, além de se conectar a vários aparelhos. Por exemplo, minha lâmpada inteligente da POSITIVO, que liga e desliga com o comando de voz dado à Alexa.
  • LER SEUS LIVROS DO KINDLE!!!! YAY! UHUW!
Fonte: AMAZON - compre no site

Esta é a funcionalidade mais importante para mim (depois da mega ultra vantagem de poder desligar a luz do quarto só com um comando de voz, quando já me deitei - O AUGE). Como eu passo de uma a duas horas dentro de um ônibus, a caminho do meu bendito trabalho (a transferência não foi resolvida logo e precisei abrir mão do processo por um ano), não leio muito, porque eu fico enjoada, fazendo isto em movimento. Isto atrasava minhas leituras, porque, enquanto outras amigas minhas conseguem ler de boas, eu ficava para trás, ou aceitava o embrulho no estômago e continuava a leitura de cara verde mesmo, se o livro era bom.

Ademais, quando "paro" em casa, sempre estou fazendo alguma coisa (o trabalho de uma Dona de casa nunca acaba, e quando essa Dona é professora, bem... Melhor ganhar logo na Loteria, filha): foi a solução perfeita para eu ler meus livros de fruição, os mais leves, que não demandam atenção para mistérios e detalhes. Li praticamente toda a saga de Anne de Green Gables, mais alguns de sociologia que adquiri recentemente bem assim! Recomendo. Mas há um porém: ela só lê os livros comprados diretamente do site da Amazon, nem adianta colocar seus PDFs para tentar estudar ouvindo Alexa, pois ela não fará isto. É uma Rebelde!

[4ª DICA] 
PREFIRA NARRATIVAS CURTAS E/OU LEVES

Algumas leituras são mais pesadas que outras. 
Nossa, isso me lembrou muito A Revolução dos Bichos. Aliás, recomendo.

Fonte: Google Images
Veja, você pode meter a cara para ler um ANNA KARÊNINA da vida,  com suas quase 1000 páginas, ou um OS MISERÁVEIS, que tem quase 1200, e quem sabe até as mais de 1300 páginas de algumas edições da Bíblia! É uma escolha sua, vai na fé, te dou todo o apoio! Mas, se você está em uma vibe mais leve, leia livros de acordo com o seu momento, para que não se force tanto e acabe se esgotando mentalmente. Isto resultará na terrível dedução "Nossa, eu odeio ler!" ou "Caramba, ler é muito chato!". Ler não é chato: você precisa saber de onde começar, o que gosta, pois todes temos um gênero que nos apela mais ao coração. O meu são as Distopias.
LEIA MINHA SUGESTÃO DE 7 DISTOPIAS PARA 7 DIAS

Talvez um bom estilo para começar sejam poemas (há muitas indicações a aceitar: Rupi Kaur, Amanda Lovelace, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, enfim, muitos!); além de contos e crônicas, que são textos curtos, com narrativas bem direcionadas, focadas em conflitos únicos (no caso dos contos) e em fragmentos do cotidiano (crônicas) - se quiserem ler a minha Crônica destes Tempos, clique neste LINK.

Machado de Assis, Clarice Lispector, Martha Medeiros, Rubem Alves não nasceram só por nascer: foram figuras importantes e escreveram bem demais para a gente passar a vida sem ler suas obras!! PONTO. Ademais, são excelentes indicações nacionais. Além destes, As sete Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis, são textos curtos e, apesar de terem uma ordem cronológica específica e de falarem basicamente dos mesmos personagens, podem ser lidas separadamente, na ordem que você escolher. Eu prefiro a do autor, mas é uma escolha minha. Escolhe textos rápidos e leves. Vai na fé!
Aliás, este tipo de texto é ótimo para curar Ressacas Literárias.

[5ª DICA] 
PLANEJE AS LEITURAS E RESPEITE O TEMPO DELAS
Foto autoral
Diga-me: em qualquer aspecto da vida, você consegue um excelente resultado, segundo o esperado, sem que haja dedicação e planejamento? Tudo bem, talvez você tenha nascido com o bumbum pra lua e até consiga, mas, dependendo dos resultados que você deseja atingir, alcançar certas metas pode demorar mais. Então decida agora: quer deixar sua leitura ao "Deus dará"? Ou quer se organizar e ler mais?
Decidiu? Quer organização? Então vem comigo:

- Escolha o livro de sua preferência
- Estipule até QUANDO você deseja terminar de lê-lo.
- Contou quantos dias tem até lá? Ótimo. Agora, se você for uma pessoa de páginas, divida igualmente pelos dias disponíveis ou segundo seu desejo e disposição para a leitura. Coloque marcadores, defina as datas, de forma que você se organize e sempre saiba quando acaba e termina  cada seção.
- Se for uma pessoa de capítulos (como eu), vale a mesma estratégia: use post-its, marca-textos divertidos, tudo que for necessário para deixar a coisa colorida e divertida - isto estimula a leitura e eu já comprovei em sala de aula do Fundamental, quando minha gurizada, antes, só queria saber de Passinho e de Pegação. Beijo, me liga.

E já que estamos falando em calcular leituras...

[6ª DICA] 
PODE USAR O APP CABECEIRA
O app Cabeceira, do Clube de Leitura da TAG, é uma novidade para mim. Mas, até onde já vi, adaptou a Calculadora de Leitura da TAG (eu sempre recebia quando assinava a caixa). Ouvi algumas denúncias sobre roubo de informações pessoais pelo app, mas nunca confirmei essa informação. Então nada posso afirmar sobre. Inclusive, que eu saiba, meus dados permanecem intactos.

O CABECEIRA funciona de forma parecida com o Skoob. Assim que o abre e faz o login, você percebe que ele adiciona o livro que você está lendo e calcula para você em quanto tempo vai ler, se mantiver o mesmo ritmo de leitura do começo. Claro, ele não considera que alguns livros começam super rápidos e objetivos e ficam lentos no final, ou o contrário.

Ele ajuda a acompanhar a leitura e marcar seu progresso. É uma pena que não possamos adicionar capas aos livros faltosos - ao menos, não sei ainda como fazer. É um bom app, você pode receber notificações de leitura, mas ainda prefiro o Skoob. SAIBA MAIS NESTE LINK.

Estas são as minhas dicas funcionais. Quais são as suas?

Comentários via Facebook

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela presença e participação! ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados. Aqueles considerados inapropriados à nossa política serão automaticamente excluídos. Comentários anônimos não serão aceitos.