02 abril 2020

[02.04.20] Quarentena, dia 16: TBR de Abril


TO BE READ IN APRIL

O QUE PRETENDE LER EM ABRIL? E quais destes livros você já conhecia? 
Eis a minha #TBR de Abril! Bem, muita coisa mudou com a quarentena, inclusive isto: já consegui separar o que quero e vou ler este mês. Obviamente, algum deles será lido em ritmo mais lento que os outros, mas espero concluir tudo até fins de Abril.


📚NÓS (Yevgeny Zamiátin)
Obra base da minha tese. Considerada a Distopia Clássica Original (desconsiderando os tons distópicos que encontramos em Utopia, As viagens de Gulliver, O Último Homem e A Máquina do Tempo, além de O Dorminhoco), a obra de Zamiátin inspirou abertamente George Orwell, para escrever 1984, e também Aldous Huxley, ao compor Admirável Mundo Novo, embora não tenha sido assim tão aberto e declarado. Não obstante, George Orwell colocou fogo no parquinho de Huxley, afirmando que este se inspirou no Russo, sim!




📚A COR PÚRPURA (Alice Walker)
Que não concluí em Março, vamos ver se termino agora. Até onde li, quem me acompanha no Instagram sabe que este livro tem me chocado; já me fez chorar, eu o abandonei, apesar de a leitura ser rápida, porque o próprio enredo não é leve. A narrativa conta sobre violência doméstica, estupro, incesto, é densa demais, e muito bem conduzida. Mas quando você lê Lolita, de Vladimir Nabokov, e já  entra em A Cor Púrpura... pode não ser a melhor combinação. Então eu precisei dar uma pausa e ler algo mais leve - foi quando inseri Anne de Windy Poplars, cuja resenha, podem ler AQUI.





📚CORTE DE ESPINHOS E ROSAS (Sarah J. Maas)
Que eu estava muito ansiosa pra tirar da estante! Particularmente, depois de um meme ontem, aquele de Rasmussen vendo a Pororoca, mas falando sobre Alguém 1 que xingou incessantemente Alguém 2 e provocou a fúria de Alguém 3!! Já ouvi comentários diversos sobre a série. Há quem ame, há também quem odeie. Como ouvi bons argumentos e já havia comprado o box há uns 200 anos, resolvi desempacá-lo da estante. Siimm! Espero gostar da leitura, que já começou bem fluida. Coloquei a meta para terminar tudo em 30 de abril, assim posso ler mais tranquilamente um pouco de cada um por dia.

 
📚A GAROTA DO LAGO (Charlie Donlea)
Que também comecei em Março, mas não concluí porque outras passaram na frente. Este, em parceria com @literataque 😍. Já iniciei a leitura e o livro é muito rápido. Só tem tamanho, mas os diálogos são objetivos e inteligentes, tem mistério, suspense, uma narrativa muito bem elaborada e capítulos curtos, o que é um bônus para mim. Quem me acompanha, sabe o quanto eu odeio capítulos extensos demais. Gosto de histórias que contam muito usando pouco - exatamente o oposto de mim, quando escrevo, huahauhaauhauah!



 
📚UTOPIA (Thomas More)
Uma releitura, para debate do nosso grupo de leitura de Distopias e afins! Acabei de criar, em João Pessoa, não exatamente um Clube do Livro, mas eu me reuni com dois amigos e uma amiga para fazermos uma leitura conjunta de UTOPIA, como pontapé inicial para leituras de Distopias, Utopias, Histórias Pós-Apocalípticas e também Ficção Científica. Se será um Clube do Livro mesmo, vamos ver. Fato é que já começamos ;-)




Afora estes, vou ler alguns teóricos, entre as atividades obrigatórias da escola, afinal, não estamos de férias, estamos em período de Quarentena. Como serão suas leituras de Abril?

Comentários via Facebook

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela presença e participação! ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados. Aqueles considerados inapropriados à nossa política serão automaticamente excluídos. Comentários anônimos não serão aceitos.