20 abril 2020

[20.04.20] Quarentena, dia 34: Extensão do Lockdown

Infelizmente, hoje é dia de atualizar os dados da Covid-19 no mundo, então vamos lá:
NÚMEROS DA COVID-19 EM 20/04/2020
  • 2.419.206 pessoas infectadas (quase dois milhões e meio de pessoas)
  • 633.404 pessoas recuperadas ou de alta (gostaria que alcançássemos ESTE milhão mais rápido)
  • 165.775 mortes pelo vírus (confirmadas, fora as subnotificações)
  • 38.654 CASOS CONFIRMADOS NO BRASIL (o país está em 12º lugar no número de casos, no mundo)
  • 22.130 PESSOAS DE ALTA/RECUPERADAS NO BRASIL (o país é o 8º em número de recuperações/Altas médicas)
  • 14.062 CASOS ATIVOS NO MOMENTO, NO BRASIL (o país é o 16º em número de casos em aberto, no mundo)
  • 2.462 MORTES CONFIRMADAS NO BRASIL (o país está em 11º lugar em número de mortes confirmadas)
  • 210 países afetados (graças ao bom Deus, está se mantendo, não chegou a mais nenhum há vários dias) FONTE: World Meters Coronavirus Pandemic 


Fonte: WORLD METERS
Bem, hoje era o dia previamente marcado para retornarmos às aulas. O Governador do Estado da Paraíba havia decretado o adiantamento de nossas férias de 18/03 até hoje, porém a curva do Covid-19 no mundo só começou a mostrar algum indício de achatamento AGORA, depois de MUITAS ações de isolamento social. Na Paraíba, a subnotificação é um caso sério, porque os testes não estão chegando aqui!! Pode haver muita gente com a Covid-19 sem saber, espalhando para as outras. Sem-Ôr!

Imaginem se todas essas pessoas já estivessem de volta à ativa! Imaginem os níveis de contaminação? Pessoas morrendo nas ruas, porque não haveria leitos disponíveis, falta de equipamentos, de pessoal, de tudo! Não ouçam quem manda vocês para a rua sem fazer parte dos Serviços Essenciais porque para uns poucos privilegiados, como sempre, se adoecerem, terão um leito especial para si, e todos da família deles, se não no Brasil, em outro país. Mas nós, maior parcela da população, não temos essa garantia! 

Os sistemas de saúde de vários países já mostram sinais de que estão perto de entrar em colapso, como a Itália (veja aqui, no Estadão), o Japão (veja matéria da UOL) e também o Brasil, a partir de amanhã (Veja as notícias da BBC, na UOL). E Trump já ameaçou cortar a suspensão da contribuição financeira à OMS, o que vai causar um efeito... no mínimo, desastroso (Veja matéria do G1). Nosso sistema de saúde pode entrar em colapso em vários estados a partir de amanhã. NÃO SAIA DE CASA, POR FAVOR, RESPEITEM A QUARENTENA.

Quanto às escolas, quando finalmente voltarmos, não haverá pausas, nem feriados, talvez até trabalhemos aos sábados. Mas fazer o quê? O que está acontecendo talvez atrase um ano na vida de todos os estudantes do mundo. Não é apenas na Paraíba, nem no Brasil, nem nas Américas. Muito embora haja pessoas (terraplanistas e outros nomes) que desdenham da ciência e acreditem que as pessoas devem mesmo voltar às ruas, morra quem morrer, mas que não pare o comércio, nem os dízimos das Igrejas, nem as indústrias... A que ponto chegamos? 

Quem diria que algo brotado na China ia se espalhar assim? Vocês já viram o filme EPIDEMIA, com AL Pacino? Ele mostra bem como algo assim se espalha tão rápido. Você vai ficar surpresa (o). Veja, é minha dica de hoje ;-)

Comentários via Facebook

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela presença e participação! ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados. Aqueles considerados inapropriados à nossa política serão automaticamente excluídos. Comentários anônimos não serão aceitos.