11 fevereiro 2021

[11.02.2021] RESENHA HOMEM NO ESCURO (PAUL AUSTER)

 


HOMEM NO ESCURO, de Paul Auster [4.5🌟]


📚SINOPSE
Conhecemos aqui August Brill e Owen Brick. August: um crítico literário aposentado, que se vira como pode em casa, com uma perna esfacelada, viúvo, morando com a filha Miriam e a neta Katya. Owen: um personagem criado durante uma das crises de insônia de August e que tem uma missão intragável: assassinar o dono da guerra, a pessoa que criou os EUA paralelos e que está bagunçando todo o seu mundo - seu próprio criador, August. Owen VAI matar o cara?

📝VOCÊ NÃO SERÁ O MESMO DEPOIS DESTE LIVRO
É curioso e perturbador saber que August criou um personagem que deveria matá-lo. Ele é bem solitário, exceto quando está em companhia da neta, com quem vê e debate grandes filmes, seus aspectos técnicos e interpretações. A insônia o fez criar todo um novo mundo, onde as Torres Gêmeas não caíram. Enquanto Brick recusava a missão fatal, fiquei inclinada a pensar que o próprio August se debatia entre a ideia de aceitar (provocar) a própria morte ou negar esses impulsos. A guerra estava fora e dentro dele. É notável a falta que a esposa faz para August, cuja morte ele ainda não superou. A casa está em luto, também pelo namorado de Katya e o divórcio de Miriam (términos também geram luto). São pessoas da mesma família, vivendo o luto por outras 3 que amaram e perderam, numa casa em que o sono é um artigo raro. August está claramente em uma depressão "de mágoa e autorrecriminação" e não consegue sair.

📝INTERPRETAÇÃO
Afogando-se entre não suportar as perdas e a pressão de ser o Homem forte da casa, August cogita o próprio suicídio mas precisa colocar a culpa em outrem. Um personagem, para não admitir a responsabilidade daquilo. Tenta animar a neta como um subterfúgio para SE ajudar também. Poderá vencer as guerras travadas em sua mente e coração?

🌻Terminei a história com um entalo na garganta, chocada com a crueldade humana e com aquele desejo de ligar para meus pais e dizer que os amo, de novo. Demorei a pegar pra ler e, ao começar, li o livro todo de uma vez. Já leu O MUNDO DE SOFIA, já viu Matrix? Pois essa história vai te remeter a ambos. E mais!

⚠️GATILHOS: luto, depressão, suicídio

Comentários via Facebook

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela presença e participação! ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados. Aqueles considerados inapropriados à nossa política serão automaticamente excluídos. Comentários anônimos não serão aceitos.